sábado, 30 de julho de 2016

O que significa sonhar com cruz?

A cruz nos sonhos. Significado.

A cruz pode aparecer em sonhos como um símbolo de uma prova de que o sonhador tem de enfrentar, um momento de grande dor ou dificuldade (uma cruz para carregar), mas também como uma promessa de uma recompensa em termos de satisfação interna, o crescimento espiritual, maturidade.

A cruz é um dos símbolos mais antigos, uma vez que aparece no século XV a.c.  fazendo parte da história da humanidade e tem significados poderosos, mesmo quando ela aparece em sonhos. A simplicidade das duas linhas que se cruzam para criar um centro que contrasta fortemente com a profundidade da representação simbólica.


Identificar-se com os quatro braços da cruz, as quatro direções espaciais, os quatro elementos, a correspondência com o número quatro, e ao mesmo tempo você vai localizar a junção de um membro vertical e uma horizontal, dois opostos que podem ser equiparados a alto e baixo, a terra e o céu, matéria e espírito, o yin e o yang.

Deste ponto de vista, a cruz é um símbolo da união dos opostos e assume o poder arquetípico do "centro". Equipado com centrífuga e centrípeta, com os braços abertos para o exterior e sua intersecção no núcleo interno, emana e se espalha e coleta e retém, e uma das figuras simbólicas que é certamente a mais completa e abrangente que, se “resume no sentido dinâmico da criação”.

Por esta razão, é encontrada em numerosas representações, obras e esquemas, os símbolos desenhados pelos judeus sobre as portas da casa, com uma planta em cruz grega e igrejas latinas. Mas é com o cristianismo que o símbolo adquire espessura adicional de condensação à sua imagem a paixão e resgate de Cristo.

A cruz se torna crucifixo que a iconografia cristã decide como símbolo sagrado. O significado das cruzes como uma representação cósmica que abraça todas as direções, como árvore da vida que está enraizada na matéria e estende os ramos para o espírito e de onde tudo começa, torna-se um símbolo de sacrifício, resgate e da redenção.

Existem várias cruzes de tradição: da grega registrável em uma praça e ligada ao equilíbrio entre alto e baixo, a Latina contida em um retângulo em que o braço vertical mais longo alude a um impulso transcendente. Deve, então, lembrar a cruz de Tau, sem a parte superior e com um braço, a cruz com dois braços e as três ligações transversais, com o tempo se tornou um símbolo da autoridade papal e reservado para ele.
Em sonhos a cruz pode aparecer como um símbolo de uma prova de que o sonhador tem de enfrentar, um momento de grande dor ou dificuldade (a cruz a suportar), mas também como uma promessa de uma recompensa em termos de satisfação interna, o crescimento espiritual, maturidade.
A cruz foi extensivamente analisada por Jung, que identificou em seu simbolismo da paixão e ressurreição correspondência simbólica da identificação de onde a cruz se torna o lugar simbólico para experimentar a tensão de polaridades (emoções humanas e subpersonalidades) para equilibrá-las e transcendê-las.
A cruz em sonhos pode, portanto, levar a significados de grande profundidade espiritual para o sonhador, mostrar para o mesmo como um sinal de uma mudança que deve ter lugar ou um caminho que promete ser um desafio, mas frutífero, como suporte para um ideal religioso, social, político.

Em sonhos, a cruz pode ser invocada pelo sonhador como proteção, a ser desenhada com um "sinal de cruz”, ou segurado na mão para remover tudo o que é assustador ou é identificado com o mal. A cruz assume nestes sonhos uma conotação fortemente positiva, torna-se uma espécie de escudo mágico, o amuleto que tem o poder de proteger e esconder atrás.

A cruz pode aparecer em sonhos, bem como a representação de direções espaciais ou a amplitude e complexidade da vida nesse sentido aparecem mais facilmente na forma de cruz grega, com quatro braços do mesmo tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado, no entanto, para evitar a publicação de spans e ofensas, aguarde a moderação. Obrigado pela compreensão!